quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Aniversário da Lulu

Hoje é aniversário da Lulu! Parabéns!!! Seja muito feliz! Beijo grande!



Tenho acompanhado o blog da Bia e fico espantada com tudo que ela já faz! É uma fofa mesmo! Não deixem de visitá-lo!
Entre a escrita de uma página de tese e uma pesquisa na internet, sempre dou um jeitinho de assistir a um vídeo das gracinhas da Beatriz!

Não vejo a hora de estar pertinho dela novamente! Saudaaaaaaades!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Aniversário da Tia Marina


Ontem foi o aniversário da Tia Marina. Uma festança e tanto! Denise e eu organizamos tudo: foi trabalhoso e divertido, e valeu super a pena! Tia Marina estava muito feliz! A festa ficou linda! Parentes e amigos lotaram o salão e dançaram à beça! Na hora do parabéns, chuva de bolas!!! Muito bom!










Só faltaram os parentes "estrangeiros": Marcella, Beto, Bia, Lelê e Lulu; Cristina, Marc e Kevin; Peter, Clarisse e Marco Antônio.
Aproveitem para se divertir aqui!!!
E hoje é aniversário da Gi! Parabéns!!!!!






segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Guimarães

Guimarães é a cidade onde nasceu a nação portuguesa. É Patrimônio Mundial, tombada pela Unesco, e realmente merece todo esse destaque! O centro histórico é uma graça! E outros lugares são bem cuidados, com jardins, flores e praças, como a da foto aí abaixo: o Largo República do Brasil!


Guimarães estava em nosso roteiro, porque fomos em busca de nossos antepassados. Na verdade, foi uma confusão só! Papai havia dito que esta era a cidade da vovó Margarida, mas Claudia entendeu que era do vovô Manuel. Lá fomos nós, em busca da família Alves Teixeira! Chegando lá, um deslumbre! A cidade estava toda enfeitada para as comemorações dos 900 anos do primeiro rei de Portugal (coroado em 1143): Dom Afonso Henriques, o Rei Guerreiro!




Uma das características da cidade (descobrimos depois que é de Portugal!) é a mania que as pessoas têm de pendurar as roupas do lado de fora da casa, na fachada (penduram de tudo: de calcinha a lençol!). Não importa em que rua morem, está na hora de secar a roupa, penduram do lado de fora! Essa aí até se preocupou em colocar as peças numa ordem de tamanho. Fofo!



Olhem essas outras! Essas casas ficam numa praça importante do centro histórico - ponto turístico - a Praça de Santiago! Ali ficam os restaurantes cercados por essas casinhas e seus varais de roupa! Na realidade, é um charme!





As ruazinhas são igualmente charmosas. As casas têm sacadas com flores e muitas delas são também as lojas de seus proprietários. Moram no andar de cima e trabalham no andar de baixo.

Continuando nossa peregrinação, decidimos conhecer a igreja que fica no alto do morro da Penha. Para lá se vai de teleférico e a vista da cidade é total. No meio do caminho, Claudia parou um senhor para pedir informações de como chegar até o teleférico. O senhor (S. Martins, 84 anos!) resolveu nos acompanhar até lá. Disse que estava em seu momento de passeio e virou nosso guia turístico em Guimarães! Primeiro, conhecemos sua padaria e tomamos um café. Depois a Igreja de N. S. da Consolação e a de São Francisco. Visitamos também a hospedaria de São Francisco, onde S. Martins mora! Dali fomos ao teleférico, visitar o Santuário da Penha. Muito gentil e falador, S. Martins contou várias histórias da cidade e de sua própria vida... Disse, inclusive, que conhecia a família Alves, dona de curtumes em Guimarães...

Só quando voltamos ao Brasil é que ficamos sabendo que a família da vovó Margarida era de Espinho, e não de Guimarães; e a família do vô Manuel, de Porto! Ou seja, procuramos a família errada na cidade errada! Mas encontramos o S. Martins!!! Valeu!


Depois de nos despedirmos de S. Martins, seguimos para o Castelo de Guimarães, construído pela Condessa Mumadona Dias para ser um mosteiro, no século X. Diz a tradição que foi ali onde nasceu D. Afonso Henriques. Ao lado do castelo está o Paço dos Duques de Bragança, erquido no século XV e fechado para visitação às segundas, dia em que estávamos lá. Decepção...
Visitamos também a Biblioteca Pública, o Convento de Santa Clara (que virou Câmara Municipal de Guimarães), uma das Capelas dos Passos da Paixão de Cristo (essa estava aberta) e ruas e praças do centro histórico. Apaixonante! No final do dia, paramos para tomar um suco e comer os maravilhosos doces portugueses!

domingo, 2 de agosto de 2009

Braga








Braga é cidade religiosa. Muitas lojas são especializadas em arte sacra, roupas para padres, objetos religiosos de modos geral. Os portugueses têm um ditado que diz "Enquanto Coimbra estuda e Lisboa brinca, Porto trabalha e Braga reza". Isso porque há muitas igrejas por lá, além de ser a sede dos arcebispos portugueses. A catedral (ou Sé) é linda! Vitrais e altar ricamente decorado, e um tesouro belíssimo! O coro também é divino (sem trocadilhos...), mas nada podia ser fotografado...


O centro histórico é preservado e quase não entra carro: há horário certo para entrega de mercadoria. À noite, os bares e restaurantes ficam lotados. Muito animado!

Em Braga, fica a Universidade do Minho, onde foi o congresso. Isso faz com que a cidade também seja cheia de estudantes e professores. No congresso, conhecemos o Guerra, que estava hospedado no mesmo hotel que a gente e nos fazia companhia no café da noite, em "A Brasileira", além de dividir o táxi até a Universidade!







sábado, 1 de agosto de 2009

Portugal

Chegamos a Portugal, na cidade de Porto, no dia 18 de julho de 2009. Primeira vez em Portugal!!! Eu e Claudia estávamos emocionadas!

Em Braga, passeamos muito. Ok, fomos ao Congresso, que era o objetivo principal da viagem... A cidade é linda! Nosso hotel era bem perto do centro histórico e íamos a pé sempre que sobrava tempo. Explico:

Domingo (19/7/09): passamos o dia conhecendo Braga e à tardinha fomos para a abertura do Congresso. Teve coquetel e aproveitamos para estreitar laços de amizade intelectual, além de conhecer novos amigos, portugueses, claro! À noite, tomamos café no bar "A Brasileira" no centro histórico. Na verdade, um bar chique, tipo Confeitaria Colombo, que fica lotado à noite! Todo mundo toma café à noite por aqui.

Segunda (20/7): fomos conhecer Guimarães. Cidade Patrimônio da Humanidade. Fica pertinho de Braga, fomos de ônibus. Guimarães é muuuuuuito linda! Aconteceu muita coisa por lá. Conto num post separado.

Terça (21/7): nosso dia de apresentar trabalho no congresso. Ficamos na faculdade o dia todo. À noite voltamos ao centro histórico de Braga.

Quarta (22/7): partimos para Porto. Antes visitamos a Catedral de Braga e seu tesouro! Chovia à beça, mas valeu a pena! A igreja é linda! Chegamos a Porto ainda com chuva, mas demos uma volta pela cidade assim mesmo. Ventava muito e nosso guarda-chuva foi parar na lixeira!

Quinta (23/7): andamos por Porto, conhecendo os pontos principais. Conto mais em um outro post, porque Porto merece destaque! À tardinha, partimos para Lisboa.
Quinta à noite: jantar em Lisboa e cama! Estávamos exaustas!

Sexta e sábado (24 e 25/7): Patrícia chegou e juntou-se a nós. Virou nossa guia em Lisboa. Fomos à Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Marco das Navegações etc. etc. e, claro!, aos famosos Pastéis de Belém! Delícia! Lisboa também merece um post à parte...

Domingo (26/7), depois do café da manhã, uh-lalá: Pariiiiiiiiiiiissssss!

domingo, 19 de julho de 2009

Irmãs sisters em Portugal




Chegamos bem e já passeamos bastante! Não consegui entrar na internet ontem porque a rede do hotel é cara pra xuxu (ou chuchu??? Esqueci-me). Ontem viemos para Braga dar entrada no hotel e deixar as malas. Aproveitamos para dormir um pouquito e voltamos para Porto. Cidade linda!!! Muito gira! Jantamos no cais, um bacalhau, claro! Uma delícia! Com direito a vinho verde e brigas portuguesas entre dono e garçons. Tipicamente portuguesas! Não sei até quando aguentaremos comer bacalhau, por enquanto vamos aproveitando... Daqui a Porto, leva-se uma hora e vinte de trem parador!!! No finde não há trens diretos. Conclusão: chegamos ao hotel às 2 da manhã! Só acordamos hoje às 9h45 para o café. Agora vamos conhecer Braga e à tarde iremos ao Congresso. Já estou quase falando bem o Português! Mais 2 dias e estarei supimpa!

Beijos

sábado, 27 de junho de 2009

Carta pra Bia



Bia, meu docinho!


Tenho visitado sempre seu blog e me encanto toda vez! Como você está crescendo e fazendo novas conquistas a cada dia! Pena eu não poder acompanhar de pertinho...


Ontem, quando nos falamos pelo skype, adorei ver você dançando! Uma fofura! Hoje vi seus vídeos aprendendo a engatinhar. Estou muito orgulhosa! Ah, fiquei mais orgulhosa ainda de ver que você aprendeu a dar tchau direitinho, principalmente porque fui eu que ensinei! rsrsrs


Percebi que sua mãe também está se tornando uma grande fã do Bob Esponja - o maiô é muito lindo! E ela achava que eu era maluquinha por gostar dele e comprar pijamas com a cara dele pra mim e pra você!


E os livros! Você já é uma grande leitora! Tem mesmo a quem puxar: irmã, vó, mãe, tivó, tibivó, enfim, uma legião de apaixonadas pelos livros, só podia dar nisso! Que bom!


Fico feliz de ver como você está curtindo a vida nos States junto com as manas e papai e mamãe! Aproveita bastante!!!


Beijo grande com muito amor e saudades,


Vovó

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Carta para Beatriz


Querida Bia,

Estou morrendo de saudades!

Desde que fui embora, não penso em outra coisa: ter você novamente no meu colo para dar uns apertões e muitos, muitos beijos. Às vezes acordo durante à noite achando que ouvi seu chorinho, mas logo percebo que foi só sonho. Você está tão longe! Ou sou eu que estou longe, sei lá...

Também sinto muita falta das suas gargalhadas, da boca de formiguinha e das bochechas sujas de papinha. Dos banhos divertidos e até das fraldas de cocô!

Outro dia, vi no seu blog, como você está aprendendo coisas novas e como tem se divertido bastante nas férias. O balanço é muito legal! O carrinho cor de rosa também!

Tomara que o tempo passe bem rapidinho pra gente se encontrar logo!

Manda um beijo pra mamãe, pro papai, pra Lulu e pra Lelê.

Um bem grandão pra você,

Vovó

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Despedidas


Voltei para o Brasil com o coração em pedaços...




Chovia muito e a torcida para o voo ser cancelado novamente foi grande, mas não deu certo. Lá fui eu...




No aeroporto de Atlanta, tive que ficar esperando por 4 horas, aí aproveitei para trocar uns e-mails com o Duda.




Aqui no Brasil, me aguardavam Duda, Papai e Hugo. Que bom, fiquei um pouquinho mais feliz...

Muitas saudades!!!!!







terça-feira, 16 de junho de 2009

Barrada no baile...


É... o santo da Marcella é forte mesmo! Não é que meu voo foi cancelado na última hora? Primeiro recebemos um e-mail dizendo que havia um atraso de quase duas horas com o avião daqui de Jacksonville. Quando chegamos ao aeroporto, o painel dizia que meu voo havia sido cancelado!!! E o voo seguinte não dava tempo de pegar a conexão de Atlanta para o Brasil. Conclusão: remarcamos para hoje e voltamos para casa... Felicidade nos rostinhos das minhas 4 meninas!

sábado, 13 de junho de 2009

Começam as despedidas...



Ontem comecei a arrumar as malas! Caramba! É muita coisa!!!! Não sei de onde vieram! Cheguei aqui com uma mala só e volto com duas abarrotadas!!! Nem sei se vão me deixar entrar no avião...




Tentei colocar a Bia dentro da mala, mas a Marcella chegou bem na hora... Que peninha...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Aulas de inglês

Mrs. Higgins (a professora) é a da esquerda, ao meu lado.


Esqueci de contar que eu e Beto estamos há um mês frequentando aulas de inglês para estrangeiros. A professora é ótima e é um amor! É de uma paciência só! O grupo é formado por bolivianos, chilenos, equatorianos e... claro, brasileiros! Além de nós dois, uma mineira e uma paranaense, um casal de Mangaratiba que já havíamos conhecido em um churrasco e uma senhora que também é carioca e amiga deste casal. Os brasileiros, por incrível que pareça, já moram aqui há mais de 10 anos!!! E não falam lé com cré de inglês!!! Os outros latinos chegaram há 3 ou 4 meses como nós.







Bom, o nível da turma é C-, ou daí pra baixo. Basta dizer que na prova de nivelamento para entrarmos no curso, eu e Beto tiramos 10! Mas tudo bem, sempre dá para aproveitar uma dica ou outra, ler algum texto e tirar dúvidas com a professora. Difícil mesmo é participar dos momentos de conversação...


Santa Mrs. Higgins...

Mais sobre a visita do Vovô Maurício


Beto fez um churrascão pro Vovô Maurício.



Com direito a jogo de basquete. Levou uma surra da Lulu!!! mas o pior foi a dor nas costas depois! Enferrujadinho, hein!


A despedida no aeroporto teve direito até a jogo de buraco! Uns viciados!


Tchau, vovô! Volta logo!