De Washington seguimos para Virginia Beach. Beto trbalhava num forte ali perto, em Norfolk, e enquanto isso ficamos na praia. Foi a primeira vez da Bia! Levamos piscina, barraca, biquíni, brinquedos e ficamos uns 20 minutos porque o sol sumiu e ficou um friozinho nada agradável.
Virginia Beach é uma cidade de praia que vive da praia. Na orla, somente hotéis. Muitas casas de veraneio e milhares de lojas de suvenires (é assim que se escreve?). Estivemos lá antes, mas só de passagem. Dessa vez ficamos dois dias e meio. Passeamos bastante e tomamos um solzinho gostoso.
Dali partimos para Williamsburg. Dessa vez visitamos a cidade histórica. Considerada a Disney da história dos Estados Unidos, a cidade foi preservada e reconstruída para receber visitantes que querem saber mais sobre a Independência dos EUA. Foi ali que George Washington e Thomas Jefferson lideraram o primeiro movimento a favor da independência dos Eua em relação à Inglaterra. A história deles é bem parecida com a nossa. Cansados de pagar impostos à coroa britância, os ingleses que viviam aqui decidiram cortar relações com o povo dalém mar. Depois de dissolvida a câmara, os ingleses daqui declararam-se americanos, livres e desimpedidos. Claro que a guerra foi declarada e houve muita luta para manter a decisão.
Aprendemos muito. Cada casa tem uma ou mais pessoas para receber os visitantes e contar o que aconteceu ali. Todos trajados com roupas da época e contando os fatos como se estivéssemos vivendo o momento. São casas de pessoas importantes ou simples moradores de 1700; lojas de prataria, sapatos, roupas, chapéus; Capitólio, Igreja, casa do governador, enfim, uma cidade bastante movimentada e com muita história para contar. Até o restaurante é ambientado no século 18 com luz de velas e objetos de prata na mesa. Um show! A gente se sente mesmo em antigamente.
Já tínhamos visitado Yorktown e Jamestown, que são as outras cidades que formam o triângulo histórico da Independência (está num post mais antigo). Dessa vez fechamos com Williamsburg. A melhor de todas! Mais uma dica para quem quiser visitar os EUA e fugir do circuito tradicional!